Google Translate

sábado, 1 de agosto de 2015

Super Mario All Stars - Um Baú de Tesouros

Super Mario All Stars - Um Baú de Tesouros




Me lembro de quando eu era criança. Um pouco depois de ter conhecido o MegaDrive, entre outros consoles, eu tive o meu primeiro videogame: O Super Nintendo. Era o primeiro modelo, robusto e cinza. E tinha um controle bem maneiro.


Nesse tempo vários dos meus amigos já tinham o ps1. Mas eu não ligava, afinal eu nunca tinha tido um videogame. Eu já tinha jogado um SNES antes, mas eu era tão pequeno que nem me lembrava bem...

Foi então que eu tive contato com um jogo que considero como uma das melhores, senão a melhor aquisição que fiz para o meu console: Super Mario All Stars!!!



Uma Coletânea que Vale Ouro







Em 1992, a Nintendo presenteou os donos do seu 16Bits com uma coleção de jóias lançadas anteriormente para o Nintendinho 8Bits. Eram 4 jogos que marcaram a infância de muitas pessoas, verdadeiros sucessos da BigN:








Super Mario Bros. (1985) 



Super Mario Bros. Lost Levels (1986) 



Super Mario Bros. 2 (1988) 



Super Mario Bros. 3 (1988) 



(Sendo que o jogo de 1986 era inédito para o ocidente, que tinha recebido outra versão no seu lugar.)





Eu obviamente já tinha conhecido o Super Mario World, mas o encanto de ver 4 jogos do Mario num só cartucho me deixou encantado. Cada um trazia personagens, músicas e mundos diferentes... Eram Horas E MAIS HORAS DE DIVERSÃO! Eu gostava de SMW, mas sempre achei ele MUITO FÁCIL. Eis que o desafio que eu procurava em SMW eu acabei achando em SMAS...









Super Mario Bros.

Aqui foi o começo da saga na terra dos cogumelos. Você percorre fases lineares, cada uma com inimigos diferentes. Os castelos sempre são desafiadores, além das fases de agua e as dos peixes saltitantes... Se tem um inimigo que enche o saco são os Hammer Bros. (Irmãos Martelo) que jogam uma chuva de martelos sobre você... Esse jogo possui muitos bonus e atalhos para se descobrir. Antes eu tinha já visto um primo meu jogando esse Mario.






Super Mario Bros. Lost Levels

Se eu estava a procura de desafio, aqui eu encontrei bastante. SMB Lost Levels é uma versão melhorada do primeiro SMB. Aqui surgem tem várias novidades como poder escolher entre Mario e seu irmão Luigi. Mario é mais ágil e rápido. Luigi tem mais impulso mas é mais difícil de controlar. Um inimigo que marca presença aqui é o Blooper, dentro e fora da agua. Eles enchem o saco... Esse jogo é, de longe, o Mario MAIS DIFÍCIL que a Nintendo produziu. É daquele tipo de jogo que cada fase pode ser uma façanha...



Super Mario Bros.2

Confesso que a primeira vez que joguei esse jogo, fiquei confuso. A jogabilidade dele não tem nada a ver com os outros jogos da série. Os personagens pulam sobre os inimigos e agarram-nos. O conceito de correr e pular também é diferente. E aqui não existem canos, o que existem são muitas portas. O cogumelo aqui também funciona de um modo que eu nunca tinha visto. Também não sabia como lidar com certas situações.

Mas as minhas reações contrárias só foram no início. Depois que dominei a jogabilidade e fui descobrindo alguns dos seus segredos, comecei a ama-lo. Aqui você pode jogar com Mario, Luigi, Toad e a Princesa. Esses 4 personagens possuem abilidades distintas. Existem momentos em que cada um consegue ser mais eficaz que os outros. Diversos inimigos, itens e chefes diferentes te esperam por aqui. E também o Phanto, que guarda as chaves do jogo e irá pertuba-lo o jogo todo. Além dos gráficos atualizados, que ficaram muito bonitos.





Super Mario Bros.3

Quando vi ele eu esqueci do meu Super Mario World. Cara, esse jogo não tem comparação. Ele é como o original, mas elevado a um novo patamar. As novas mecânicas adicionadas tornam a jogatina dinâmica e única a cada vez que se inicia a partida. Ele possui vários mapas enormes e um monte de fases, sem falar nas fases extras do mapa, tantos os bonus quanto as lutas. Como se não bastasse, ainda existem vários desafios para dois jogadores, aumentando ainda mais o Fator Replay.



Uma grande quantidade de power-ups, itens, atalhos, inimigos e chefes. As músicas são bem bacanas e combinam bem com os mapas, que são bem únicos em seus temas. Os gráficos, agora atualizados no SNES ficaram muito bonitos. Você não vai conseguir termina-lo em 100% num único dia, a não ser que você domine os elementos deste game. Considero um Dever pra todo Retrogamer que se preze zerar SMB3. Na minha opinião esse é jogo Nota 10 em qualquer quesito. Um inimigo memorável nesse game é o peixe Bertha, que irá te engolir numa bocada só em algumas fases de agua.



Quando o meu irmão viu o cartucho ele também ficou de boca aberta. Naquela época eu pensei: "Nossa meu, dever ter umas duzentas fases praticamente nessa fita. É Mario pra C*****O!!!" Enfim, um pacotão de jogos do Mario para curtir. Naquele tempo os jogos, mesmo usados, eram meio caros. Adquirir 4 jogos ao invés de 1 era uma conquista e tanto para uma criança pobre como eu.

Comercial Super Mario All Stars USA




Comercial Super Mario Collection Japan





O legal desses Marios refeitos é que eles possuem um Menu para Salvar o seu progresso. Por exemplo, se você chegasse ao 4o Mundo do jogo e salvasse, você poderia ligar o SNES e começar tanto desse mundo como dos anteriores. Assim você pode acumular vidas e itens, dependendo do jogo. Se tem um jogo que isso fazia uma baita diferença em relação ao original do NES era o Lost Levels. Em Mario AllStars é possível salvar Cada Fase deste jogo. Ainda bem, porque ter que passar Lost Levels sem salvar deve ser uma Pedreira...



Outras Versões





Super Nintendo

Em 1994 a Nintendo lançou uma versão melhorada dele para o mesmo SNES, o Super Mario All Stars + Super Mario World. Pronto! Agora quem não tinha jogado nem o SMW teria um pacotão com quase 300fases pra zerar, desconfio...



GameBoy Advanced

Em 2001 o Super Mario Bros.2 foi convertido para o GBA com novos elementos e até voz. Seu nome se tornou Super Mario Advanced.



Em 2003 o Super Mario Bros.3 foi convertido. Assim como o SMA citado anteriormente, SMB3 também ganhou melhorias e foi chamado de Super Mario Advanced4. Mas a Nintendo ampliou a quantidade de novidades por meio do E-Reader, tanta coisa que eu citarei futuramente. Porque se eu fosse aborda-lo neste post ele ficaria MUITO MAIOR...

Pessoalmente considero SMA4 o melhor da série já lançado. Entre vários motivos, por causa do E-Reader.



Wii

Em 2010, comemorando o aniversário de 25 Anos do primeiro SMB, a Nintendo lança o MarioAll-Star para o Wii, basicamente o mesmo do SNES. Uma oportunidade pra os novatos curtirem os melhores sucessos do bigodudo...

















Resumindo, 4 Clássicos do NES refeitos para o SNES mantendo a jogabilidade original. Gráficos e sons impecáveis. Tudo isso num cartucho, que pra mim era mágico.  Se você gosta de Mario e não jogou esse jogo, você tá perdendo o tempo. Se eu pudesse recomendar os 10 melhores games do SuperNintendo, com certeza Mario AllStars estaria nessa lista...









Então é isso aí galera, espero que tenham curtido o post desse clássico do SNES. Se você já jogou ou não, deixe aí o seu comentário. Agradeço pela sua atenção. Aguardem pelas próximas publicações. Eu fico por aqui. Falow.






Nenhum comentário:

Postar um comentário