Google Translate

terça-feira, 28 de julho de 2015

A Origem dos Jogos Eletrônicos

A Origem dos Jogos Eletrônicos
(Arcades - Videogames - PC - Portáteis)







Eis aqui um pouco da história dos videogames nas primeiras gerações.




Entre os anos de 1951 e 1958. Cientistas americanos faziam testes de IA e estratégias militares em computadores. Os jogos eletrônicos foram consequência desses experimentos. Devido à falta da documentação de muitos desses testes, é difícil de determinar qual teria sido o primeiro jogo criado.
Alguns primeiros jogos citados são: 



Nimrod (1951) - jogo matemático Nim;


OXO (1952) - jogo da velha; 


Hutspiel (1955) - jogo de guerra (feito pelo exército EUA); 





Tennis for Two (1958) - simulador de tênis (feito por um físico americano num osciloscópio). Esse jogo é citado por várias fontes como o primeiro inventado. 














Nos anos 60 o Instituto de Tecnologia de Massachusetts tinha um dos menores e avançados computadores da epoca, o TXO. Ele atraiu um grupo de estudantes de engenharia que criaram jogos simples nele, entre eles Mouse in the Maze (rato num labirinto) e Tic-Tac-Toe (jogo da velha). 





O TX-0 foi substituído pelo PDP-1, que era melhor e com monitor de 512 x 512. Entre esses estudantes estava Steve Russell, que junto a outros colegas criou o Spacewar! (jogo de tiro entre duas naves espaciais) Spacewar! Foi conhecido em várias universidades dos EUA e tornou-se inspiração para outros programadores desenvolverem jogos.












O engenheiro Ralph Baer pensava em criar uma TV interativa com jogos em 1966, mas falhou. O protótipo Se chamava "Brown Box". Em 1971, a Magnavox(subsidiaria da Philips) compra esse projeto de Baer, e começa a desenvolver o Odyssey 100, o primeiro videogame conectado à TV. 







Ao mesmo tempo Nolan Bushnell adapta o Spacewar! criando Computer Space, o Primeiro Arcade do mundo. Ele comercializa essa maquina com sucesso. A Nutting Associates se interessa pelo Arcade e contrata Bushnell. Mais tarde Bushnell sai e funda sua própria empresa, a Atari, em 1973.
Na Atari Bushnell cria o Pong para Arcade, jogo que se torna um fenômeno. 











Em 1976, a Fairchild Camera & Instrument lança o Fairchild Channel F, o primeiro videogame programável. Agora era possível congelar o jogo, alterar tempo e velocidade. O joystick ficava na ponta do manche e podia ser rotacionado. Assim, Pong ganhava inclinação na "raquete" e podia rebater a bolinha em vários ângulos. 





Em 1977 Atari lança o VCS (Atari 2600) por US$ 249,95 (somente em 1983 no Brasil, olha só). Entre os títulos, há conversões de jogos para arcade e games criados exclusivamente para o console doméstico. As vendas são um sucesso absoluto, embora ocorram atritos entre Bushnell e Steve Ross (presidente da Warner Communications). Ainda no Brasil, a Philco-Ford lança o Tele-Jogo(réplica do Telestar Pong).





Em 1979 é surge Asteroids. Embora tenha sido febre nos Estados Unidos e vendido 80mil cópias, o jogo não fez o mesmo sucesso em outros países.










Foi lançado ainda em 1979 o Microvision. Esse foi o Primeiro Console Portátil que suportava troca de cartuchos





Em 1980 é lançado Space Invaders para o Atari 2600. Também é lançado Pac-Man (conhecido em japonês com o nome de Puckman ou パックマン) criado pela Tohru Iwatani para a empresa Namco distribuído pela Midway Games.













Após modificar cabines de alguns fracassos da Nintendo desde 1977, Shigeru Miyamoto cria o jogo Donkey Kong em 1981. Ainda nesse ano a Konami lança Scramble, jogo de tiro que serve de base para vários outros Jogos, como a série Gradius (Nemesis). E a Sega lança, nos EUA, o Frogger da Konami.




É lançado em 1982 o primeiro e único console da história que trabalha exclusivamente com gráficos vetoriais (Alguns Jogos em 3D), o Vectrex(General Consumer Electronics). 















A hegemonia da Atari começa a ruir a com as versões de Pac Man e o outros fiascos. E para piorar com a situação é lançado o Atari 5200, que era tão medíocre que perdeu pro 2600 (seu antecessor). 




Em 27 de junho de 1983 foi anunciado o MSX que virou uma máquina de entretenimento de baixo custo. Por esse motivo, tornou-se popular e muitos jogos foram produzidos para a plataforma. Era compatível com vários fabricantes. Teve o apoio da Konami entre outras produtoras e fez sucesso tanto no Brasil como no mundo.





Também é lançado o Commodore 64, um computador barato e poderoso. Com resolução de 320 x 200 pixels e 16 cores simultâneas, era superior aos videogames da época. Ainda nesse ano SG-1000 foi lançado pela Sega (segunda geração).




1983/1984 - Crash dos Videogames





Com um mercado saturado de jogos toscos e genéricos o consumidor começa a se interessar mais por  computadores, visto que a diferença de preço não era significativa. A Crise culmina com o lançamento do jogo E.T. the Extra-Terrestrial. Toneladas desses cartuchos e de outros de baixa qualidade foram enterrados no Novo México.









Comerciantes de brinquedos tinha concluído que os videogames eram apenas uma moda passageira. Uma moda que tinha terminado, e o espaço de prateleira deveria ser reservado para outros produtos novos. Por isso, muitos comerciantes ignoraram videogames para vários anos. 








O Crash levou à falência de várias empresas produtoras de computadores domésticos e consoles de videogame da região. A excessiva especulação e falta de controle das empresas tercerizadas estagnaram o comércio de videogames. Foi aí que quase todas as plataformas da época (Colecovision, Sega x500111, SG-1000, Vectrex, Intellivision, Odyssey e outros) acabaram: era o fim da segunda geração de consoles. 



A indústria dos games só iria se recuperar mais tarde, devido a persistência de uma empresa japonesa que durante anos tinha se fortalecido tanto em arcades e consoles como em outros aparelhos eletrônicos. Uma empresa centenária, que munida de jogos com personagens super carismáticos, mudaria os rumos história dos games nos EUA... 


É isso aí galera, espero que tenham gostado do post histórico de hoje. Tive que pesquisar bastante para escrevê-lo. Alguns jogos são antigos pra caramba... Deixem seus comentários. Fala aí de um console que marcou sua infância. Agradeço pela atenção de vocês. Falow. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário