quarta-feira, 2 de março de 2016

Mortal Kombat - A Origem da Série


Mortal Kombat - A Origem da Série








Ano de 1990. Capcom lança o Final Fight, um jogo de Beat n'Up (briga de rua). Porém, em 1991, ela produz a sequência do game de 1989, Street Fighter II. Com 8 personagens selecionáveis, excelentes gráficos e músicas, e ainda gritos marcantes, este game  definiu um novo gênero. A história se baseia num torneio mundial, que reúne lutadores do planeta, cada um com sua própria Arte Marcial. Milhares de Arcades e conversões foram produzidos.  A SNK trouxe jogos bons também, mas estes eram um tanto similares ao Street Fighter. Somente em 1992 surgiria um verdadeiro concorrente para Street Fighter II...





A Midway, conhecida desde os tempos do Atari, produzira o jogo Pit Fighter. Ele era no mesmo estilo de Final Fight, mas usava gráficos de atores reais. Percebendo o sucesso e o estilo do game da Capcom, a Midway resolve rivalizar a outra empresa. Ed Boon e John Tobias, junto a outros colegas formam a Gray Team, num  trabalho que envolve técnicas semelhantes às usadas em PitFighter. Foi chamado um elenco de atores marciais para interpretar  personagens que marcariam uma geração. Mas o verdadeiro diferencial era algo inédito nesse estilo, uma coisa que o jogo da Capcom não tinha: Sangue e Violência.

Mortal Kombat






O primeiro Mortal Kombat foi lançado em 1992. Teve uma grande repercussão, publicidade em todas mídias existentes nos EUA. Talvez até mesmo mais repercussão que o próprio Street Fighter II. A história se baseia num torneio promovido por um feiticeiro milenar, Shang Tsung. Para proteger o mundo dos mortais, os Elder Gods (deuses anciões) exigem que Shang Tsung precisa ganhar 10 vezes o torneio para poder invadir a Earthrealm(terra) com a sua horda demoníaca.




Junto com o seu aliado, o Humano-Dragão Goro, o feiticeiro já venceu 9 desses 10 torneios. Ele só precisa de uma vitória para invadir a terra. Mas o Elder God Raiden, o deus do trovão, vai recrutar os mais valentes lutadores da terra para impedir isso. Do mesmo modo que Shang Tsung também terá humanos perversos sob seu comando.



Goro - Sub Chefe do Game


Lutadores Selecionáveis

Liu Kang




Monge discípulo do grande mestre Kung Lao, mestre esse que quase venceu o Mortal Kombat, sendo morto por Goro. Ele pertence ao Clã Lotus Branca, e treinou a vida toda para proteger seus irmãos. Liu Kang é o principal da história. Sua aparência e gritos lembra um pouco o Bruce Lee. Sua técnica conhecida é a Magia de Fogo.

Johnny Cage



O ator famoso de filmes marciais vem ao torneio provar que suas técnicas são tão reais quanto em seus filmes. Os produtores queriam que  ele fosse interpretado por Jean Claude Van Damme, mas este recusou esse papel. O personagem que pelo visto seria o principal tornou-se um anti-herói cômico. Sua técnica é o Soco nas Partes Intimas, que é paralisante.

Sonia Blade



A comandante do exercito vem no torneio na busca pelo terrorista Kano. Era para o Major Jax ter acompanhado ela, mas alguns contratempos impossibilitou isso. Sonia foi criada para rivalizar Chun-Li, a lutadora feminina de Street Fighter II. Sua técnica é a Tesoura que, embora de curto alcance, é bem eficaz.

Kano



Líder do perigoso grupo Black Dragon, Kano vem ao torneio seduzido pelas recompensas oferecidas por Shang Tsung. O feiticeiro o chamou por saber o quanto Kano é perverso e cruel. Kano possui um olho biônico, baseado no visual do T-800 ferido, do filme Exterminador do Futuro. Sua técnica lembra a Bolinha do Blanka.

Scorpion



Membro do clã Shirai Ryu, sabe-se que esse ninja teve a sua família inteiramente assassinada por um ninja de um clã rival, o Lin Kuei. Ele também foi morto, e atualmente é um espectro. Scorpion acredita que o responsável está no torneio. Ao usar sua técnica, o Arpão, Scorpion paralisa o inimigo e grita ora "Come here", ora "Get over here".

Sub-Zero



O misterioso ninja do clã Lin Kuei está sob o comando de Shang Tsung. Seu elemento é o Gelo, e assim como Scorpion, sua técnica é paralisante. Não há muita coisa pra dizer sobre ele.

Raiden



O deus do trovão vem ao torneio ajudar os mortais a vencerem Shang Tsung. Embora ele não possa usar totalmente seus poderes divinos nesta batalha. Mesmo assim, o personagem tem muitas técnicas legais. O seu elemento, a Eletricidade, emerge do seu corpo quando Raiden está parado. E seus gritos são únicos.

Lutadores não Selecionáveis


Reptile



Um dos servos fieis de Shang Tsung, o ninja reptiliano é o personagem secreto do game. É preciso atender a certas condições para enfrentá-lo. Reptile espera o jogador no poço dos espinhos, onde jazem corpos de lutadores derrotados. Reptile possui tanto os poderes de Scorpion como os de Sub-Zero.

Goro



O Humano-Dragão, basicamente um forte gigante de 4 braços que pertence à raça Shokan. O braço direito de Shang Tsung é o sub-chefe do game. Seu agarrão tira um sangue imenso... É melhor usar golpes fortes ao enfrentá-lo. Goro costuma pisotear suas vitimas também.

Shang Tsung



O feiticeiro malvado é o último desafio. Seu ataque principal no jogo são as 3 Caveiras Flamejantes, que podem detonar a saúde do rival se pegar em cheio. Mas sua técnica  é a metamorfose, ele pode se tornar qualquer lutador, até mesmo Goro.

Fatality!!!


A jogabilidade era bem básica.  Há dois tipos de variação pro soco e pro chute: Golpe Alto e Golpe Baixo. Em geral 2 golpes especiais por personagens. Os golpes especiais tem APENAS UMA intensidade em Mortal Kombat, enquanto em Street Fighter POSSUI TRÊS. Como foi dito anteriormente o que mais chamou a atenção foi o sangue e a violência. Cada personagem tinha uma maneira de matar o oponente, por exemplo, Kano atravessava o peito do oponente, arrancando-lhe o coração. Também há o Pit-Fatality, um Fatality de estágio. No primeiro jogo ele ocorre na ponte, onde é possível derrubar o adversário com um gancho, fazendo-o cair nos espinhos lá embaixo.




O jogo fez tanto sucesso que ganhou um filme. E claro, uma sequência tão fantástica quanto o primeiro jogo. Se no primeiro jogo os produtores não tiveram tempo e recursos para introduzir todas as suas idéias, agora eles puderam fazer o jogo como REALMENTE QUERIAM...

Mortal Kombat II








Goro foi morto. Shang Tsung foi derrotado. Mas acima deles havia um imperador que habitava Outworld, o mundo das trevas, Shao Kahn. Kahn ficou decepcionado com o fracasso do feiticeiro, e este suplicou-lhe perdão. O tirano perdoa Tsung, e ainda devolve a juventude ao ancião, mas exige que o torneio ocorra em Outworld. Dessa vez, além do feiticeiro e sua horda demoníaca, o próprio Shao Kahn irá medir forças com os mortais. E ele traz outro novo servo para auxilia-lo...





O game traz grandes melhorias em relação ao original. Os lutadores ganharam novos ataques e finalizações. É possível fazer alguns deles em pleno ar, o que tornou os Combos Devastadores neste jogo. Shang Tsung continua tendo o mesmo ataque, mas nas mãos de um jogador experiente ele pode facilmente executar Combos Assassinos...







A quantidade de Fatalities aumentou, assim como os Pit-Fatalities, que ficaram bem variados. Há mais personagens secretos, cada um exige uma condição para ser enfrentado. Os chefes estão ainda mais apelões.











Eis a lista de personagens e as atualizações:

Antigos Lutadores


Liu Kang - Possui o Chute Bicicleta e Magia Aérea.




Johnny Cage - Tem um Shouryuken com o Cotovelo.




Scorpion - Executa um Agarrão Aéreo e um Breaker. Mas o melhor é seu Arpão.




Raiden - Pode fazer o seu Voô "Torpedo" no ar.




Novos Aliados


Kung Lao - Seu ancestral foi morto por Goro. Ele se une a Liu Kang. Possui um Chapéu Cortante e um Tornado como Escudo. 




Jax - O Major vem investigar o sumiço da sua colega Sonia Blade. Possui um Soco Estremecedor e Agarrão Aéreo.



Kitana - Uma princesa, filha adotiva do imperador maligno. Alia-se a Liu Kang. Dispara Leques Cortantes no chão e no ar.




Sub-Zero - Além de ser bom, ele é o irmão mais novo do ninja de MK. Capaz de Congelar até o Chão.





Novos e Velhos Inimigos


Baraka - General da raça Tartakan, está sob as ordens de Shao Kahn. Retalha seus inimigos com suas Garras.




Millena - Aliada a Baraka, é a sósia grotesca de Kitana. Possui um Teleporte com Voadora e um Rolamento.




Reptile - Ganhou poderes únicos, herdando o Slide de Sub-Zero. Um ninja cruel. Tem a Invisibilidade.




Shang Tsung - Tornou-se jovem. Lança suas 3 Caveiras Flamejantes.




Os Chefões


Kintaro - Da mesma raça que Goro, esse resistente Shokan possui um Super Pulo. E cospe 3 Magias de Fogo pela boca. Extremamente forte e brutal.






Shao Kahn - O tirano é um lutador veloz e brutal. Cada golpe dele TIRA CERCA DE UM TERÇO DO TEU LIFE. Se ele te pegar no canto, pode largar o controle. Seu personagem será espancado. Costuma executar uma Projeção com o Ombro. Adora zombar de suas vítimas.



Os Secretos

Jade - Ninja assassina ordenada por Kahn para vigiar Kitana. Tem poderes parecidos, embora mais ágil. Parece imune a magias. Ela é praticamente INVENCÍVEL.






Smoke - Um colega de Sub-Zero no Clã. Possui as Técnicas do Scorpion, mas parece mover-se mais rápido. Seu corpo costuma emanar fumaça. Isso costuma ser piada nos games da série.






Noob Saibot - Esse espectro era o primeiro Sub-Zero de MK. Foi morto, e se perdeu na Irmandade das Sombras. Também tem as técnicas de Scorpion, embora seu Arpão parece ser mais rápido.






Mortal Kombat II fez um sucesso imenso. Alguns personagens que surgiram aqui apareceram também no primeiro filme do jogo (Muito Bom). Kintaro, apesar de lembrar Goro, é um personagem distinto em suas técnicas. E Shao Kahn garante um desafio bem maior em relação ao do título original. Além dos lutadores secretos, que causavam rumores entre os jogadores. Todos eles se tornaram queridos por combinarem perfeitamente com os originais. O estilo do game ainda se manteve o mesmo, Místico e Oriental.







A Mudança da Série


Aos poucos os produtores começaram a mudar o estilo de Mortal Kombat. Inspirados possívelmente por alguns filmes de ficção, foram desenvolvidos personagens tipicamente contemporâneos, uso de armas e também de robôs. O cenário também se tornou urbano. Na sucessor de MKII foram tirados vários personagens consagrados como Raiden, Johnny Cage, Scorpion, Reptile, Kitana, Millena e Baraka. Essa alteração desagradou muitos os primeiros fãs.




Desenvolvimento de MK3


A Midway fez um concurso em que fossem enviados desenhos de novos personagens para MK3. Assim puderam ter novas idéias para usar no game (espertos). A parte disso, inspirados no filme Predador, criaram 2 robôs que no projeto foram chamados de Ketchup e Mostarda (devido às suas cores). Também eram conhecidos como Robocop antes do lançamento.






E um dos personagens escolhidos dos desenhos que receberam foi o mascarado Kabal, um ex-integrante do grupo Black Dragon. Outro foi Striker, um policial armado com uma metralhadora. E o último foi Nightwolf, um guerreiro apache (índio). Alguns personagens do jogo original voltaram, Sonia e Kano. Shao Kahn continua sendo o Chefão Final, mas agora com um novo sub-chefe.




Mortal Kombat 3


O game conta que Sindel, a esposa de Shao Kahn, se suicidou para que os planos de seu marido fossem concluidos. Shao Kahn então utilizou a rencarnação da sua esposa em Earthrealm como pretexto para poder invadi-la com sua horda de aberrações...










Na verdade a rencarnação de Sindel foi executada por poderes demoníacos (Não sei como os Elder Gods permitiram isso, mas, enfim...). Sindel era conhecida como Muchacha durante o estágio de desenvolvimento.






MK3 traz personagens como Nightwolf (um índio), Stryker (um polical), Kabal (ex Black Dragon), Sheeva (uma Shokan, esposa de Goro) e o Sub-Zero (agora sem máscara). Há também o novo sub-chefe, Motaro, o Centauro (uma raça rival à dos Shokans (Goro, Kintaro, Sheeva).






 Lançado em 1995, este título possui grandes diferenças em relação aos anteriores. A primeira é a citada ausência de Raiden e outros personagens querido pelos fãs. Outra é a adição do Botão de Corrida e dos Chain-Combos, para acelerar a luta. E outra, um pouco mais sutil, mas observada por jogadores mais experientes é a Redução do Dano dos golpes. Por exemplo, combo de Liu Kang (voadora, magia, gancho) que tira ~50% de saúde em MKII, em MK3 irá tirar apenas ~35%. Os próximos games continuarão diminuindo esse percentual.






Um elemento adicionado tornou a luta mais imprevisível foram o Kombat Kodes, códigos introduzidos pelos jogadores na tela de Versus. O código tinha 6 digitos, 3 digitos para cada jogador. Os códigos alteram atributos da luta conforme a vontade dos jogadores. Entre os códigos tinham opções como Desativar Defesa, Desativar Agarrão, Aumentar Dano e Lutar contra os Chefes e Secretos. Eu pessoalmente considero os Kombat Kodes e outros códigos a ÚNICA mudança interessante de MK3. Houve uma atualização: Ultimate Mortal Kombat 3. Esse, ao menos, trouxe os todos os ninjas de volta. Ficou melhorzinho...






Houve ainda outra atualização: Mortal Kombat Trilogy. Esse trouxe os lutadores restantes do MK e do MKII. Reunindo, deste modo, todos os lutadores da franquia até então. Os criadores, sempre espertos, reaproveitaram os gráficos dos primeiros games 2D para ganhar um último lucro neles antes da padronização 3D. É legal ver os primeiros lutadores reunidos novamente. Embora o sistema de MK3 seja um tanto enfadonho.






Transição para o mundo 3D


Nessa época vários jogos em 3D estavam surgindo. As franquias 2D se sentiram compelidas a aceitar esse novo padrão. E com Mortal Kombat não pode ser diferente. Mas antes de prosseguir a franquia, surge o primeiro Spin-Off , Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero, em 1997. Esse aborta a missão do Ninja gelado em busca do de um amuleto que não pode cair nas mãos de Shinnok, um ElderGod caído que se perdeu na maldade. Esse foi o último jogo da série a usar captura de imagem com pessoas reais. Daqui pra frente os atores seriam usados apenas para a captura de movimento.






Mortal Kombat 4


Em 1997 surge Mortal Kombat 4, o primeiro título da série inteiramente em 3D. Sua história se baseia no que foi abordado no MK Mythologies. Shinnok, o Elder God caído, pretende dominar Earthrealm. Ele possui como servo Quan Chi, um feiticeiro maligno. Eles reúnem humanos perversos para um novo torneio.







O deus do trovão, Raiden, retorna para reunir os vencedores do outro torneio para deter essa nova ameaça. Mas desta vez Raiden terá o auxílio de outro Elder God, Fujin, deus do vento. Trazendo o antigo elenco querido pelos fãs, MK4 conseguiu cativar o público no seu lançamento. São esses os personagens do game:

Os Novos Lutadores


Fujin - O deus do vento possui golpes que exploram, obviamente, o seu elemento, o Vento.





Kai - O monge pertencente ao Clã de Liu Kang vem ajudar na luta contra Shinnok. Sua habilidade principal é Plantar Bananeira.






Tanya - Uma ninja sem máscara que se aproxima de Liu Kang. Não sei quais são suas intenções. Seu golpe é tipo o Parafuso da Cammy.





Reiko - Um dos generais de Shinnok. Ele lembra vagamente Shao Kahn. Ele solta Estrelas Ninjas.






Jarek - Um Mod de Kano... kkk






Quan Chi - Braço Direito de Shinnok. Solta uma magia em forma de Caveira Verde. E outro golpe indiscritível.




Os Chefes


Goro - Não sei o que o Shokan tá fazendo aqui, mas sei que ele é o Sub-Chefe. Seu Agarrão continua tirando horrores de sangue.






Shinnok - O tal deus caído que quer dominar Earthrealm por meio de um amuleto. Apenas uma cópia de Shang Tsung, só que mais inútil. Não possui nenhum golpe próprio, nem é mais forte, nem mais rápido. Não entendo como Quan Chi e Noob obedecem esse cara. Dá pra chamar isso de chefão?





O Lutador Secreto


Noob Saibot - O primeiro Sub-Zero que morreu e se perdeu na Irmandade das Sombras, adorando ao deus Shinnok. Seu golpe é um tipo de Espectro Paralizante.






Mortal Kombat 4 foi o último a ser lançado para Arcade. Ele possui cenas finais de cada personagem em FMV. Herdou os Kombat Kodes de MK3. Uma inovação marcante é o Uso de Armas. Basta fazer um comando e aparentemente seu lutador irá tirar a arma da bunda dele. MK4 também possui um sistema medonho de combos e agarrões bizarros que eu não sei de onde foi inspirado. Além disso, o dito "chefão do jogo" é o personagem MAIS FÁCIL da série.






Ele possui uma atualização exclusiva do Dreamcast: Mortal Kombat Gold. Ele possui a adição de personagens de MKII e MK3: Kung Lao, Baraka, Kitana, Millena, Sektor e Cyrax. Possui gráficos ainda melhores que os do Arcade. É mais empolgante, pelo menos.







O Declínio da Midway


Desse ponto em diante foram lançados várias sequências que, ao meu ver, cada vez mais descartáveis. A história que já tava estranha no MK3, tornou-se ainda mais confusa... As vezes eu via alguém jogando algum MK no PS2, e eu não sabia se aquilo era Mortal Kombat ou Soul Calibur. Claro que este é bem melhor que aquele. Chegaram até a matar o Liu Kang e o Raiden, simbolos da série... E não satisfeitos com isso, os produtores chamaram o Batman e o Robin pra animar a festinha. Olha só que zona...





Esse crossover me lembrou outro ENCONTRO ÉPICO que já passou na tv há um bom tempo... kkk 




Um Spin-Off Épico


MKII foi o primeiro jogo de luta que eu vi na vida, quando criança. Ele é excelente, tanto em história como em desafio. Eu sempre gostei da série e dos personagens, mas as coisas foram ficando complicadas. E hoje eu jogo mais SF do que MK... Mas uma vez, procurando um jogo pra jogar com o meu irmão, e olha só o que eu achei? Mortal Kombat Shaolin Monks!








Depois de tanta tosqueira, finalmente surgiu algo louvável. Lançado em 2005, este é certamente o mais divertido MK pra se jogar de dois. Todos os lugares dos primeiros MK tiveram uma re-leitura e foram inteiramente renderizados em 3D, e isso com todos os personages e chefes destes games. Se você quer curtir um Beat n'Up com uma história bacana sobre as origens da série, jogue esse game!








Ele aborda desde o início de MK até o fim de MKII. Todos os lutadores são muito bem retratados. O modo Co-op se inicia com Liu Kang e Kung Lao, mas é possível destravar outros personagens. Os dois irão cruzar os vários reinos desse universo, chegando a Outworld para enfretarem as forças do imperador maligno. Até mesmo os lutadores secretos de MK e MKII estão presentes. Um excelente Beat n'Up 3D de MK. Para alguns, o melhor título da série...








Galera, por hoje é só, eu fico por aqui. Esse tópico foi apenas uma introdução à série, em outro momento eu posso explorar alguns game da série mais a fundo. Deixem aí nos comentários sobre os MKs que vocês jogaram, um inimigo que tenha dado trabalho, algum segredo que você descobriu, enfim, comenta aí. Só não vão brigar e xingar, beleza? Eu agradeço pela atenção de vocês. Um abraço. Falow...






Nenhum comentário:

Postar um comentário